segunda-feira, 30 de agosto de 2010
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
IX Feira da Música de Fortaleza (CE)
A IX Feira da Música de Fortaleza (CE) começa nesta quarta (18). De 18 a 21 de agosto de 2010, toda a programação da Feira será distribuída pelos espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Pela primeira vez, a Feira – evento pioneiro no setor de música e negócios – ocupa o centro cultural com outras atividades além dos shows. Agora, oficinas, painéis, workshops, a rodada de negócios, a exposição de estandes, dentre outras divisões da programação do evento, estarão concentradas entre os limites do Dragão e de seu entorno, na Praia de Iracema. O acesso é gratuito.
Ocupando espaço no calendário cultural do Ceará desde o último mês de maio, a organização da Feira começou a empreender uma série de ações prévias à nona edição com a inserção da seletiva das bandas fortalezenses na programação da III Mostra Petrúcio Maia. As prévias culminaram na realização do Entrepontos – seqüência de encontros em quatro cidades do interior cearense (Guaramiranga, Itapipoca, Quixadá e Crato) programada de 30 de junho a 6 de agosto, promovendo a capacitação em negócios da música.
Com a nova distribuição espacial, a Feira da Música de Fortaleza aproxima arte, reflexão e empreendedorismo. Confira a programação oficial por data, no site:http://www.feiradamusica.com.br/programacao/programacao-geral-da-feira-da-musica-2010/
Mostra de Música Independente – Trará uma programação com 50 atrações – entre artistas locais e de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Amapá e Rio de Janeiro – divididas em palcos espalhados pelo Dragão do Mar, a exemplo do que ocorreu em edições anteriores.
Os shows começarão a partir das 19h. Na Praça Verde, o palco Brasil Independente traz uma escalação diversa, privilegiando a multiplicidade de estilos e gêneros, da típica música brasileira ao rap. O palco da Passarela abre espaço para a música instrumental. E as bandas de rock se concentram no palco do Sesc Senac Iracema.
Para a edição 2010, a Feira da Música recebeu o número recorde de 841 inscrições de artistas para a programação de shows. Deste total, 297 foram de Fortaleza, através do processo seletivo realizado em três etapas durante a III Mostra Petrúcio Maia no último mês de maio. Outras 544 inscrições vieram do interior do Ceará, dos demais estados do Brasil e ainda de países como Argentina, Bolívia, Uruguai e Haiti.
Encontro Internacional da Música – Reunindo oficinas, lançamentos de publicações musicais, painéis e workshops – o Encontro estréia no espaço do Centro Dragão do Mar este ano, estendendo as atividades para o entorno do centro cultural também, com programação no Sesc Senac Iracema, no Buoni Amici´s e no Alpendre. As atividades promovem capacitação e/ou trazem reflexões necessárias à compreensão dos rumos da cadeia produtiva da música.
Em 2010, a organização da Feira da Música sinaliza para novos focos de atuação, com “um olhar para o Nordeste” e “outro para a América Latina”. Ambas as visões têm a perspectiva de articulações para a integração do mercado da música a nível regional e continental, respectivamente. Endossando a idéia, a Feira sediará o Congresso Fora do Eixo Nordeste na programação do Encontro e receberá convidados que representam o diálogo entre o mercado nacional e o latino. Os articuladores marcam presença na programação dos painéis.
Os horários do Encontro seguem uma dinâmica própria e ocupam manhã, tarde e início da noite – dependendo da programação de cada atividade.
Pavilhão de Negócios – Concentra os expositores da Feira e, da mesma forma que o Encontro Internacional da Música, acontece pela primeira vez nos espaços do Dragão do Mar. Uma sinalização adequada orientará visitantes e convidados sobre os limites do pavilhão. O local vai concentrar estandes institucionais e de empreendedores – com espaço para compra e venda de produtos, praça de alimentação, café e a Rodada de Negócios.
A Rodada é o espaço de encontro dedicado ao acerto de negócios entre músicos, produtores, jornalistas e empreendedores da música em geral. A atividade acontecerá sempre de 15 às 19 horas, durante todos os dias de realização da Feira, de 18 a 21 de agosto.
Histórico – A IX Feira da Música de Fortaleza é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, com incentivo do Sistema Estadual de Cultura. A nona edição da Feira de Fortaleza é o primeiro evento regional apoiado pela Feira Música Brasil, uma iniciativa do Ministério da Cultura realizada pelo Centro de Música da Funarte (CEMUS) com a parceria do Conselho Rede Música Brasil. Este ano, a Feira Música Brasil será realizada em Belo Horizonte (MG), de 8 a 12 de dezembro. Para mais informações, acesse o site da Feira Música Brasil:www.feiramusicabrasil.com.br.
Consolidada como um dos maiores encontros de música e negócios do Brasil, a Feira da Música de Fortaleza entra na expectativa para a realização de sua nona edição com o respaldo das edições anteriores. A Feira acontece desde 2002 e, em 2009, reuniu mais de 40 mil visitantes, foi sede de um encontro importante para a fundação da Rede Música Brasil (RMB), implantou a moeda complementar “Patativa” na recepção dos convidados – sinalizando com a forte tendência de se trabalhar a cadeia produtiva da música à base da economia solidária.
Serviço – IX Feira da Música de Fortaleza (CE). De 18 a 21 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema) e entorno. A Feira estará aberta à visitação todos os dias a partir das 15h. Acesso gratuito. Info.: (85) 3262.5011 – www.feiradamusica.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)