sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Palavras da TCM
Eternos_Milton Carlos - Cantor e Compositor
Atuou com a irmã, Isolda, como backing vocal e gravou seu primeiro disco em 1970, tendo como destaque as músicas "Desta vez te perdi", "Tudo parou", "Eu vou caminhar" e "Um presente para ela", parcerias com Isolda.
Em 1973, gravou "Samba quadrado" e "Você precisa saber das coisas", também parcerias com a irmã. Nesse mesmo ano, teve a primeira de suas composições gravadas por Roberto Carlos, "Amigos, amigos".
Dois anos depois, lançou novo LP que trazia algumas de sua composições com Isolda, entre as quais, "Amanhã é outro dia", "Foi ela um tema de amor", "Eu juro que te morreria minha" e "Tele-rodovia".
Em 1976, Roberto Carlos emplacaria dois grandes sucessos de Milton Carlos e Isolda: "Pelo avesso" e "Um jeito estúpido de te amar".
Nesse ano, o quarto LP de Milton Carlos foi lançado, trazendo novas composições suas com Isolda, como "Uma valsa, por favor" e "Último samba-canção".
Seu último LP foi lançado em 1977, com novas parcerias com a irmã, tais como "Enredo", "Ana Cláudia", "Maria de tal" e "Saudade do Bexiga". Quando faleceu, fazia grande sucesso nas rádios com a regravação da marchinha "Dorinha meu amor", de J. Francisco de Freitas.
Profissionais do turismo no Ceará serão capacitados em inglês e espanhol
O Ceará foi inserido na primeira etapa do projeto Olá Turista, do Ministério do Turismo, o qual oferece cursos de inglês e espanhol para profissionais do setor de turismo. O evento para oficializar a programação dos cursos foi realizado com a presença do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, e do Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, quinta-feira, 29out09, às 11h, no espaço Athenée.
A capital Fortaleza sediará o programa de capacitação juntamente com as cidades de Recife e São Paulo. O programa, iniciado em Salvador, Manaus e Rio de Janeiro, deve atingir todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
A iniciativa irá melhorar o atendimento ao turista estrangeiro que visita a capital cearense e demais destinos indutores do Estado, agregando valor a uma série de investimentos no turismo liderados pelo Secretário Bismarck Maia e pela secretária do Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar.
Essas iniciativas incluem investimentos em promoção, capacitação profissional e grandes obras de infraestrutura, com o intuito de utilizar a Copa de 2014 como uma alavanca para a internacionalização do destino Fortaleza.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Setur - Carmen Inês (carmeninesm@hotmail.com / 85 3101.4661 - 8732.2041)
Placas para Banheiros
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
O Havai do Kitsurf
O Ceará é um dos ``picos`` mundias do kitesurfe. Cerca de 10 mil estrangeiros chegam por ano ao Estado por conta do esporte.
Ventos constantes e de 20 nós (37,04 km/h). Água do mar a 27 graus. Litoral de 578 quilômetros. Pergunte a um estrangeiro que esteja no Ceará hoje no que essa combinação resulta e ele vai lhe responder, com certeza, ``kitesurfe``. Combinação perfeita que dá ao Estado o título de Havaí do Kite. ``Vim para o Ceará pela constância dos ventos. Quando se fala em kite, sempre se lembra daqui``, diz Vincent Dramdmeaison, 27, que saiu do Canadá para passar dois meses no Cumbuco só praticando o esporte.
O presidente da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC), Humberto Ary, prefere chamar o Ceará de um dos havaís do kite, mas concorda que clima e temperatura permitem que o esporte se desenvolva naturalmente. ``O Cumbuco, por exemplo, é o que se tem de melhor para o kite. A variação de direção dos ventos não supera os 45 graus``.
O período que compreende os meses de julho a dezembro é o mais procurado. Exatamente porque as condições dos ventos e a temperatura permitem a prática do kite durante todo o dia. Daniel Udrija, 41, que cuida de uma das muitas escolas do esporte no Cumbuco, lembra que o período ``tem muito sol e não há incidência de chuvas``. O coordenador do Associação Brasileira de Ecoturismo e Esporte de Aventura no Ceará (Abeta/CE), Sérgio Matos Brito, ressalta que ``o Ceará é um dos destinos favoritos para os turistas porque tem um litoral que quase não varia em seus ventos, diferente até mesmo de outros Estados brasileiros``.
A AKC estima que cerca de 10 mil estrangeiros chegam ao Ceará, por ano só para praticar kitesurfe. Eles ficam, em média, entre dois e seis meses. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) não tem dados específicos sobre os kitesurfistas que chegam de fora, mas aponta que em 2008, 222.196 estrangeiros chegaram ao Ceará. Considerando a estimativa da Associação de Kitesurf, 4,5% desses turistas internacionais desembarcam no Ceará, por ano, por causa do kite.
``Na Europa, as ondas são pequenas porque o vento tem uma velocidade baixa. Pouco mais de 10 nós (18,52 km/h)``, diz Mário Porzio, 37, que veio da Itália, em 2001, para trabalhar com o esporte. Hoje, tem uma escola e uma loja de kite.
Praia à vontade
Atualmente, são 16 praias principais para o kitesurfe no Ceará. E em todas, é possível encontrar, pelo menos, uma escola para quem quer aprender. ``Dá gosto em fazer kite pelas condições daqui``, opina o cearense Livius Augusto, 15, kitesurfista desde os sete anos. ``No Cumbuco, são 300 kitesurfistas, por dia``, informa Humberto Ary.
E com a construção do novo aeroporto próximo à Jericoacoara a expectativa é de aumento no fluxo de turistas. ``A região ficará mais movimentada``, encerra Humberto. O certo é que, de um jeito ou de outro, o show de pipas e diferentes línguas continuará pelo mar cearense.
A Praia do Cumbuco é considerada uma das melhores do mundo para quem quer aprender kitesurfe. Este mês, o Mundial de Kite será lá.
E-MAIS
> No Ceará, um curso de kitesurfe com duração média de 10 horas/aula chega a custar até R$ 850,00.
> A temporada do kite no Ceará dura entre oito e nove meses. Geralmente, de julho a dezembro.
> O kitesurfe foi inventado em 1985 pelos irmãos franceses Bruno e Dominique Legaignoux.
> O Cumbuco é a melhor praia do Estado para praticar o esporte. Jericoacoara é o oposto. É apta, mas não tem a mesma constância de ventos.
> A Associação de Kitesurf do Ceará tenta criar o conceito de ``Estação do Kite`` para a Praia do Cumbuco.
> O Ceará já possui os seus destaques internacionais. Alexandre Goiaba, Tomáz Teixeira e José Evandro são os principais cearenses com futuro no esporte.
> Entre 29 de outubro e 8 de novembro, o Cumbuco recebe o Mundial de Kitesurfe. (Jornal O Povo, 25/10/09, Caderno Gol).
Super Kite
Venha assistir a um verdadeiro show de manobras!
A Etapa Brasileira do Circuito Mundial de Kite Surf, chamada de Super Kiteserá sediada no Cumbuco de 2 a 8 de novembro. O Super Kite está na sétima edição, onde três edições foram realizadas no Cumbuco. O evento atrai público e mídia nacional e internacional. A competição em 2009 terá como novidade o Kite Show. A nova atração possui apresentações de atletas renomados com várias de suas manobras radicais, dentre elas: Hang Time, Kiteloop, Coolest / Funny move, Most Spins, Race Relay, Best Hooked e Best Unhooked.
Os atletas “acrobatas dos ventos“ participarão do 1° Kite Show de 30 de outubro a 1° de novembro. As apresentações terão como protagonistas, os melhores Kitesurfistas do mundo : Gisela Pulido (Espanhola), Bruna Kajiya (Brasileira 2° lugar no ranking), Abel Lago (Espanhol), Kari Schibevaag (Norueguesa), Ariel Corniel (República Dominicana), Nick Jacobsen (Dinamarquês), Leander Vivey (Belga), Eli Zarka (Israelense), Evandro da Silva e Thomais Teixeira (Brasileiros).
A movimentação não fica só a cargo dos ventos e seus surfistas, pois a cidade recebe um imenso número de visitantes espectadores . Toda essa agitação será festejada com o Luau dos Ventos (Festa Mundial de Kite Surf 2009) que acontecerá dia 31 de outubro, início às 22 horas, em plena noite de LUA CHEIA no Hotel Duro Beach na Praia do Cumbuco. Os ingressos custam R$ 30,00 e o evento é promovido pela produtora Selecta e tem como patrocinadores Burn, Heinecken e Osklen, contando ainda com o apoio da Secretaria de Turismo de Caucaia, do Grupo Placitude, da Associação Maroeste, da Funky Designer e da Stelling-concepts.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Projeto Cultura Giratória II
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Carta do Greenpeace a Lula chega ao topo do Twitter no Brasil
A notícia é do portal do jornal O Estado de S. Paulo, 19-10-2009.
A organização está recolhendo desde janeiro assinaturas para uma petição que exige do governo três metas climáticas. Segundo o coordenador da campanha, João Talocchi, o Greenpeace conseguiu até agora mais de 70 mil assinaturas, cerca de metade pelo site do órgão. As demais foram coletadas em mobilizações de rua e durante a expedição de um navio do Greenpeace pela costa brasileira.
O abaixo-assinado propõe um conjunto de metas que, segundo a organização, o Brasil deveria adotar, como zerar o desmatamento da Amazônia até 2015.
Talocchi diz que o número bom, mas que as autoridades brasileiras ainda não deram um parecer sobre o documento. Mas ele afirma que o governo está se reunindo de novo para ampliar os compromissos já assumidos. "Se isso é reflexo ou não da campanha, não podemos dizer, mas evidencia as ações de movimentos da sociedade".
Até o final da tarde, o Ministério do Meio Ambiente não havia se manifestado sobre o assunto.
Leia a íntegra do documento:
Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Venho, por meio desta, exigir que o governo brasileiro assuma a liderança nas negociações da 15ª Conferência das Partes da ONU, em Copenhague, na Dinamarca e se comprometa a:
- Zerar o desmatamento da Amazônia at 2015 e apoiar a criação de fundo financeiro internacional para apoiar este objetivo (mecanismo Florestas pelo Clima);
- Garantir que pelo menos 25% da eletricidade sejam gerados a partir de fontes renováveis de energia como vento, sol, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas at 2020, e apoiar a transferência de tecnologia entre os países;
- Transformar pelo menos 30% do território costeiro-marinho do Brasil em áreas protegidas at 2020;
Senhor presidente, independente do histórico do Brasil como emissor de gases estufa, o país deve assumir sua responsabilidade.
Podemos continuar nos desenvolvendo e gerar emprego e renda sem contribuir para o aquecimento global, o maior desafio já enfrentado pela humanidade.
Salvar o planeta agora ou agora!
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Beds Are Burning
PARIS, October 1 /PRNewswire/ -- (01outubro de 2009)
Kofi A. Annan, Presidente do Fórum Humanitário Mundial, juntou-se hoje a Melanie Laurent (a estrela do filme "Sacanas Sem Lei" de Quentin Tarantino) e a David Jones (CEO Global, Havas Worldwide) para o lançamento de uma versão especialmente regravada da música "Beds are Burning" dos Midnight Oil, que funcionará como uma petição musical mundial para exigir justiça mundial na Cimeira sobre Alterações Climáticas em Copenhaga, em Dezembro.
A música "Beds Are Burning" foi produzida pelos The:Hours e foi também disponibilizada em todas as grandes plataformas de downloads de músicas de forma gratuita. Também estará disponível no nosso website: www.timeforclimatejustice.org.
A música foi apoiado por mais de 60 estrelas e celebridades internacionais, incluindo Duran Duran, Mark Ronson, Jamie Cullum, Melanie Laurent, Marion Cotillard, Milla Jovovich, Fergie, Lily Allen, Manu Katche, Bob Geldof, Youssou N'Dour, Yannick Noah e muitos mais.
Cada download será contabilizado como uma petição digital única, ao mesmo tempo que as pessoas adicionam o seu nome para exigir que os líderes mundiais cheguem a um acordo ambicioso, justo e global na Cimeira sobre Alterações Climáticas em Copenhaga. Mais de 1,3 milhões de pessoas já subscreveram a campanha.
A campanha 'Tck Tck Tck; Time for Climate Justice' foi criada pela Havas Worldwide e lançada no início deste ano no 56 Festival Internacional de Publicidade de Cannes.
Sinal verde de vida na Internet.
"O relógio está andando. Em dezembro deste ano, as Nações Unidas se reunirão para decidir sobre a substituição do Protocolo de Kyoto, num acordo que irá determinar o futuro do nosso planeta em relação à crise climática. Hoje muitas pessoas ao redor do mundo estão morrendo, resultado das alterações climáticas, outras tantas (especialmente as mais pobres) sofrendo o efeito dos desequilíbrios no seu dia a dia: sem a nossa ação coletiva, isto irá continuar. Temos uma oportunidade de parar o relógio.
Torne-se um aliado dessa causa. É hora de justiça climática. E o que é justiça climática? Justiça climática é para aqueles que hoje ou amanhã serão vítimas das mudanças do clima. E isso é para todos.
É justiça para as centenas de milhares que morrem todos os anos devido às alterações climáticas, para aqueles cujas comunidades e as economias estão arruinadas pelos ciclones, inundações, secas e plantações devastadas. É justiça para os jovens e as gerações futuras, que enfrentarão maiores catástrofes se algo não for feito hoje. É para todos, porque todos serão afetados, algum dia cada vez mais próximo. Então porque estamos falando sobre isto agora e o que podemos fazer? Para começar, para aprender mais sobre Copenhagen 2009, que é a nossa próxima oportunidade real para abordar o problema do clima, onde todas as nações do mundo se reunirão, para encontrar uma solução para o problema. Mas, devido à visível falta de comprometimento das pessoas que nos representam, precisamos pressioná-los a fazer alguma coisa. O objetivo é fazer com que os governos prestem atenção, ouçam o povo e façam mudanças reais. E com a sua ajuda, podemos fazer isso acontecer.
É hora para o acordo climático Por mais de cem anos, as pessoas, os governos e as empresas têm emitido gases com efeito estufa na atmosfera, independentemente das consequências. Agora estas consequências estão aparecendo. As alterações climáticas não são mais apenas algo para se preocupar no futuro. É o "aqui e agora" e todos nós estamos pagando um preço elevado: alguns mais do que outros - especialmente os mais carentes, os jovens e aqueles sem voz ao protesto - todos, vítimas inocentes de uma situação cada vez mais alarmante.
Pense sobre isso! Todos os anos centenas de milhares de pessoas morrem por causa das alterações climáticas: as catástrofes ambientais custam aos governos bilhões e as pessoas sofrem ainda mais que a economia. Mas quem assume a responsabilidade? Ninguém. Os dirigentes políticos têm o dever de agir. Falar é fácil, mas as ações são limitadas, e agora o tempo é curto. Tudo começa com a criação de acordo para a mudança: amanhã será catastrófico, a menos que o mundo tome as medidas agora. Para evitar os piores impactos das alterações climáticas - aumento do nível do mar, as inundações e a seca generalizada - as emissões globais de gases de efeito estufa em todo o mundo tem que cair antes de 2020. Mas no momento, essas emissões aumentam cada vez mais rápido em toda a parte. Os cientistas apontam para um aquecimento, que continuará por 20 anos após eventuais reduções nas emissões. Isso significa que iremos ter que conviver com as alterações climáticas que não poderemos parar, a menos que essa ação aconteça agora. As emissões não conhecem fronteiras, e as consequências devastadoras do aquecimento serão globais. Esta é uma campanha criada para todos que querem fazer a diferença e influenciar as decisões dos líderes em relação às alterações climáticas, para que em dezembro de 2009 em Copenhagen se comprometam a tomar ações concretas. O tempo é curto para o planeta, temos que fazer mudanças reais agora, ou as consequências das alterações climáticas vão literalmente lavar muitos de nós. A única regra da campanha é que não existem regras. Você pode usar o logotipo da campanha em mensagens e e-mails, aplicar numa camiseta, criar um blog, fazer o download da música "Beds 'r Burning“, passar para seus amigos, escrever para um político ou para um jornal local, criar folhetos e distribuí-los, enviar um vídeo viral, ou até fazer seu próprio filme e postar no YouTube. Junte-se a nós no Twitter, MySpace, Facebook ou escolha suas próprias comunidades. As possibilidades são infinitas, limitado apenas pela sua imaginação. PARTICIPE da sua maneira. E com milhões de outros como você unindo forças, criaremos um ruído que não poderá ser ignorado e faremos que Copenhagen 2009 realmente faça a diferença.
O que vai acontecer?
Desde 1995 muitas conferências sobre o aquecimento global têm acontecido- Kyoto, Bali e Poznan para citar apenas algumas - e tem sido muita conversa e nenhuma ação: as alterações climáticas estão só piorando, mais intensas, mais destrutivas e mais letais.
Em dezembro deste ano (7-18 de dezembro) cerca de 190 países irão se reunir na capital dinamarquesa para o “2009 United Nations Climate Conference at Copenhagen” (COP15), no qual o próximo grande acordo internacional relacionado às alterações climáticas será decidido, antes do fim do atual Protocolo de Kyoto em 2012.
É um momento crucial na história humana: temos o direito de manter as mudanças climáticas sobre controle. Não podemos ser forçado a aceitar as consequências catastróficas do descaso. Sabemos que não podemos simplesmente deixar os políticos decidirem.
O poder do povo tem uma enorme influência sobre os governos. A história mostra que juntos podemos fazer uma revolução mundial, influenciar governos a levarem a sério as alterações climáticas e realmente lidarem com esse problema. Portanto, se até agora você se sentia impotente e sem voz, esta é sua chance de fazer a diferença. Agora é a hora!".
(Campanha do site ig.com.br)
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Precisamos de Boas Novas!
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Projeto Cultural Mesmo!
sábado, 17 de outubro de 2009
Dia Mundial da Alimentação
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Esclarecimentos
Convenção de Mudanças Climáticas - COP 15
Não é exagero. De acordo com o 4º relatório do IPCC – Painel Intergovernamental de MudançasClimáticas, órgão que reúne os mais renomados cientistas especializados em clima do mundo, – publicado em 2007, a temperatura da Terra não pode aumentar mais do que 2º C, em relação à era pré-industrial, até o final deste século, ou as alterações climáticas sairão completamente do controle.
Para frear o avanço da temperatura, é necessário reduzir a concentração de gases de efeito estufana atmosfera, já que são eles os responsáveis por reter mais calor na superfície terrestre. O ideal é que a quantidade de carbono não ultrapassasse os 350ppm, no entanto, já estamos em 387ppm e esse número cresce 2ppm por ano.
Diminuir a emissão de gases de efeito estufa implica modificações profundas no modelo de desenvolvimento econômico e social de cada país, com a redução do uso de combustíveis fósseis, a opção por matrizes energéticas mais limpas e renováveis, o fim do desmatamento e da devastação florestal e a mudança de nossos hábitos de consumo e estilos de vida. Por isso, até agora, os governos têm se mostrado bem menos dispostos a reduzir suas emissões de carbono do que deveriam.
No entanto, se os países não se comprometerem a mudar de atitude, o cenário pode ser desesperador. Correremos um sério risco de ver:
- a floresta amazônica transformada em savana;
- rios com menor vazão e sem peixes;
- uma redução global drástica da produção de alimentos, que já está ocorrendo;
- o derretimento irreversível de geleiras;
- o aumento da elevação do nível do mar, que faria desaparecer cidades costeiras;
- a migração em massa de populações em regiões destruídas pelos eventos climáticos e
- o aumento de doenças tropicais como dengue e malária.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Música - Briga mais antiga
Noel Rosa x Wilson Batista, por Roberto Paiva e Jorge Veiga [1974]
Tudo começou na década de 30, mais precisamente em 1933, quando Wilson Batista lançou lenço no pescoço, em que proclamava seu orgulho em ser vadio e associava a imagem do sambista à malandragem.
Lenço no Pescoço
Composição: Wílson Batista
Meu chapéu do lado
Tamanco arrastando
Lenço no pescoço
Navalha no bolso
Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
Em ser tão vadio
Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê
Eu sou vadio
Porque tive inclinação
Eu me lembro, era criança
Tirava samba-canção
Comigo não
Eu quero ver quem tem razão
E eles tocam
E você canta
E eu não dou
Noel Rosa se sentiu incomodado com a associação e mandou logo uma resposta bem direta, compondo rapaz folgado, cuja letra não deixa margem a dúvidas sobre suas intenções.
Rapaz Folgado
Composição: Noel Rosa
Deixa de arrastar o teu tamanco
Pois tamanco nunca foi sandália
E tira do pescoço o lenço branco
Compra sapato e gravata
Joga fora esta navalha que te atrapalha
Com chapéu do lado deste rata
Da polícia quero que escapes
Fazendo um samba-canção
Já te dei papel e lápis
Arranja um amor e um violão
Malandro é palavra derrotista
Que só serve pra tirar
Todo o valor do sambista
Proponho ao povo civilizado
Não te chamar de malandro
E sim de rapaz folgado
Wilson Batista sentiu-se ofendido pelo golpe inesperado e reagiu com o samba Mocinho da Vila, em que dispara:
Mocinho da Vila
Composição: Wilson Batista
Você que é mocinho da Vila
Fala muito em violão, barracão e outros fricotes mais
Se não quiser perder
Cuide do seu microfone e deixe
Quem é malandro em paz
Injusto é seu comentário
Falar de malandro quem é otário
Mas malandro não se faz
Eu de lenço no pescoço desacato e também tenho o meu cartaz
A elegante resposta veio com Feitiço da Vila, parceria com o pianista Vadico:
Feitiço da Vila
Composição: Noel Rosa / Vadico
Quem nasce lá na Vila
Nem sequer vacila
Ao abraçar o samba
Que faz dançar os galhos,
Do arvoredo e faz a lua,
Nascer mais cedo.
Lá,
Quem é bacharel
Não tem medo de bamba.
São Paulo dá café,
Minas dá leite,
E a Vila Isabel dá samba.
A vila tem um feitiço sem farofa
Sem vela e sem vintém
Que nos faz bem
Tendo nome de princesa
Transformou o samba
Num feitiço descente
Que prende a gente
O sol da Vila é triste
Samba não assiste
Porque a gente implora:
"Sol, pelo amor de Deus,
não vem agora
que as morenas
vão logo embora
Eu sei tudo o que faço
sei por onde passo
paixao nao me aniquila
Mas, tenho que dizer,
modéstia à parte,
meus senhores,
Eu sou da Vila!
achando que o canto de amor à Vila Isabel era uma fuga da briga e gostando da notoriedade alcançada pela mesma, Wilson Batista voltou ao ataque com:
Conversa fiada
Composição: Wilson Batista
É conversa fiada dizerem que o samba na Vila tem feitiço
Eu fui ver para crer e não vi nada disso
A Vila é tranqüila porém eu vos digo: cuidado!
Antes de irem dormir dêm duas voltas no cadeado
Eu fui à Vila ver o arvoredo se mexer e conhecer o berço dos folgados
A lua essa noite demorou tanto
Assassinaram o samba
Veio daí o meu pranto
Mas mexer com a querida vila de Noel foi o erro fatal, que acabou sendo responsável pela composição de uma das maiores obras-primas do nosso samba palpite infeliz, em que o adversário é claramente desacreditado pela pergunta:
Palpite Infeliz
Composição: Noel Rosa / Araci de Almeida
Quem é você que não sabe o que diz?
Meu Deus do Céu, que palpite infeliz!
Salve Estácio, Salgueiro, Mangueira,
Oswaldo Cruz e Matriz
Que sempre souberam muito bem
Que a Vila Não quer abafar ninguém,
Só quer mostrar que faz samba também
Fazer poema lá na Vila é um brinquedo
Ao som do samba dança até o arvoredo
Eu já chamei você pra ver
Você não viu porque não quis
Quem é você que não sabe o que diz?
A Vila é uma cidade independente
Que tira samba mas não quer tirar patente
Pra que ligar a quem não sabe
Aonde tem o seu nariz?
Quem é você que não sabe o que diz?
Apesar da violência da resposta (o próprio Wilson Batista se confessou arrependido, anos mais tarde, por ter se aproveitado do complexo de feiúra de noel), a canção Frankenstein da Vila, que diga-se de passagem, não chegou nem perto de desbancar o poeta da vila.
Frankenstein da Vila
Composição: Wilson Batista
Boa impressão nunca se tem
Quando se encontra um certo alguém
Que até parece um Frankenstein
Mas como diz o rifão: por uma cara feia perde-se um bom coração
Entre os feios és o primeiro da fila
Todos reconhecem lá na Vila
Essa indireta é contigo
E depois não vá dizer
Que eu não sei o que digo
Sou teu amigo
A disputa ainda rendeu algumas réplicas, como João Ninguém, de Noel e Terra de cego, de Wilson Batista, por exemplo, mas a contenda já dava mostras de não possuir mais a mesma intensidade de antes, e os dois compositores já estavam mesmo virando amigos. Pouco tempo depois, em 1937, morreu o jovem Noel, aos 26 anos, não sem antes até compor junto com o antigo rival. Com certeza, quem mais saiu ganhando nesse duelo foi a música popular brasileira.
João Ninguém
Composição: Noel Rosa
João Ninguém
Que não é velho nem moço
Come bastante no almoço
Pra se esquecer do jantar...
Num vão de escada
Fez a sua moradia
Sem pensar na gritaria
Que vem do primeiro andar
João Ninguém
Não trabalha e é dos tais
Mas joga sem ter vintém
E fuma Liberty Ovais
Esse João nunca se expôs ao perigo
Nunca teve um inimigo
Nunca teve opinião
João Ninguém
Não tem ideal na vida
Além de casa e comida
Tem seus amores também
E muita gente que ostenta luxo e vaidade
Não goza a felicidade
Que goza João Ninguém!
João Ninguém não trabalha um só minuto
E vive sem ter vintém
E anda a fumar charuto
Esse João nunca se expôs ao perigo
Nunca teve um inimigo
Nunca teve opinião
Terra de Cego
Composição: Wilson Batista
Perde a mania de bamba
Todos sabem qual é
O teu diploma no samba.
És o abafa da Vila, eu bem sei,
Mas na terra de cego
Quem tem um olho é rei.
Pra não terminar a discussão
Não deves apelar
Para um barulho na mão.
Em versos podes bem desabafar
Pois não fica bonito
Um bacharel brigar.
Fonte: http://mercadodepulgas.blogspot.com/2006/06/noel-rosa-x-wilson-batista-por-roberto.html
Música - Isso é que é briga
Tá legal
Tá legal, eu aceito o argumento
Mas não me altere o samba tanto assim
Olha que a rapaziada está sentindo a falta
De um cavaco, de um pandeiro ou de um tamborim
Sem preconceito ou mania de passado
Sem querer ficar do lado de quem não quer navegar
Faça como um velho marinheiro
Que durante o nevoeiro
Leva o barco devagar
Benito Di Paula, como reposta ao que acreditou ser uma crítica de Paulinho da Viola, lançou a seguinte música:
Não me Importa Nada
Já não tenho hora, já perdi meu sono
Não me importo nada, eu lhe abandono
Já não tenho hora, já perdi meu sono
Não me importo nada, eu lhe abandono
Você me aborrece, com opiniões
Você nem merece, nem me ver passar
Você quer que eu fale, mas eu vou dizer
Olha, eu só tenho que ter
Pena de você
Você está perdido, se perdeu no tempo
Da cabeça aos pés, tá cheio de vento
Faça alguma coisa, deixa a gente em paz
Olha o campo verde, é todo seu, rapaz!
Isto é que é briga!
Por conta dela, se é que realmente existiu, dois belos sambas foram lançados.