quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sinal verde de vida na Internet.

Os governos e autoridades muitas vezes são lentos ou inertes? O site Ig resolveu ir à luta e está lançando uma campanha de conscientização e mobilização dos jovens sobre mudanças climáticas e Copenhague. Confira a seguir o texto-base da campanha Ig, nesta luta, mais um sinal verde de vida na Internet.

"O relógio está andando. Em dezembro deste ano, as Nações Unidas se reunirão para decidir sobre a substituição do Protocolo de Kyoto, num acordo que irá determinar o futuro do nosso planeta em relação à crise climática. Hoje muitas pessoas ao redor do mundo estão morrendo, resultado das alterações climáticas, outras tantas (especialmente as mais pobres) sofrendo o efeito dos desequilíbrios no seu dia a dia: sem a nossa ação coletiva, isto irá continuar. Temos uma oportunidade de parar o relógio.
Torne-se um aliado dessa causa. É hora de justiça climática. E o que é justiça climática? Justiça climática é para aqueles que hoje ou amanhã serão vítimas das mudanças do clima. E isso é para todos.
É justiça para as centenas de milhares que morrem todos os anos devido às alterações climáticas, para aqueles cujas comunidades e as economias estão arruinadas pelos ciclones, inundações, secas e plantações devastadas. É justiça para os jovens e as gerações futuras, que enfrentarão maiores catástrofes se algo não for feito hoje. É para todos, porque todos serão afetados, algum dia cada vez mais próximo. Então porque estamos falando sobre isto agora e o que podemos fazer? Para começar, para aprender mais sobre Copenhagen 2009, que é a nossa próxima oportunidade real para abordar o problema do clima, onde todas as nações do mundo se reunirão, para encontrar uma solução para o problema. Mas, devido à visível falta de comprometimento das pessoas que nos representam, precisamos pressioná-los a fazer alguma coisa. O objetivo é fazer com que os governos prestem atenção, ouçam o povo e façam mudanças reais. E com a sua ajuda, podemos fazer isso acontecer.
É hora para o acordo climático Por mais de cem anos, as pessoas, os governos e as empresas têm emitido gases com efeito estufa na atmosfera, independentemente das consequências. Agora estas consequências estão aparecendo. As alterações climáticas não são mais apenas algo para se preocupar no futuro. É o "aqui e agora" e todos nós estamos pagando um preço elevado: alguns mais do que outros - especialmente os mais carentes, os jovens e aqueles sem voz ao protesto - todos, vítimas inocentes de uma situação cada vez mais alarmante.
Pense sobre isso! Todos os anos centenas de milhares de pessoas morrem por causa das alterações climáticas: as catástrofes ambientais custam aos governos bilhões e as pessoas sofrem ainda mais que a economia. Mas quem assume a responsabilidade? Ninguém. Os dirigentes políticos têm o dever de agir. Falar é fácil, mas as ações são limitadas, e agora o tempo é curto. Tudo começa com a criação de acordo para a mudança: amanhã será catastrófico, a menos que o mundo tome as medidas agora. Para evitar os piores impactos das alterações climáticas - aumento do nível do mar, as inundações e a seca generalizada - as emissões globais de gases de efeito estufa em todo o mundo tem que cair antes de 2020. Mas no momento, essas emissões aumentam cada vez mais rápido em toda a parte. Os cientistas apontam para um aquecimento, que continuará por 20 anos após eventuais reduções nas emissões. Isso significa que iremos ter que conviver com as alterações climáticas que não poderemos parar, a menos que essa ação aconteça agora. As emissões não conhecem fronteiras, e as consequências devastadoras do aquecimento serão globais. Esta é uma campanha criada para todos que querem fazer a diferença e influenciar as decisões dos líderes em relação às alterações climáticas, para que em dezembro de 2009 em Copenhagen se comprometam a tomar ações concretas. O tempo é curto para o planeta, temos que fazer mudanças reais agora, ou as consequências das alterações climáticas vão literalmente lavar muitos de nós. A única regra da campanha é que não existem regras. Você pode usar o logotipo da campanha em mensagens e e-mails, aplicar numa camiseta, criar um blog, fazer o download da música "Beds 'r Burning“, passar para seus amigos, escrever para um político ou para um jornal local, criar folhetos e distribuí-los, enviar um vídeo viral, ou até fazer seu próprio filme e postar no YouTube. Junte-se a nós no Twitter, MySpace, Facebook ou escolha suas próprias comunidades. As possibilidades são infinitas, limitado apenas pela sua imaginação. PARTICIPE da sua maneira. E com milhões de outros como você unindo forças, criaremos um ruído que não poderá ser ignorado e faremos que Copenhagen 2009 realmente faça a diferença.
O que vai acontecer?
Desde 1995 muitas conferências sobre o aquecimento global têm acontecido- Kyoto, Bali e Poznan para citar apenas algumas - e tem sido muita conversa e nenhuma ação: as alterações climáticas estão só piorando, mais intensas, mais destrutivas e mais letais.
Em dezembro deste ano (7-18 de dezembro) cerca de 190 países irão se reunir na capital dinamarquesa para o “2009 United Nations Climate Conference at Copenhagen” (COP15), no qual o próximo grande acordo internacional relacionado às alterações climáticas será decidido, antes do fim do atual Protocolo de Kyoto em 2012.
É um momento crucial na história humana: temos o direito de manter as mudanças climáticas sobre controle. Não podemos ser forçado a aceitar as consequências catastróficas do descaso. Sabemos que não podemos simplesmente deixar os políticos decidirem.
O poder do povo tem uma enorme influência sobre os governos. A história mostra que juntos podemos fazer uma revolução mundial, influenciar governos a levarem a sério as alterações climáticas e realmente lidarem com esse problema. Portanto, se até agora você se sentia impotente e sem voz, esta é sua chance de fazer a diferença. Agora é a hora!".
(Campanha do site ig.com.br)

Nenhum comentário: